Última atualização: 27 de janeiro de 2024
Assegurar a continuidade das operações da organização na eventualidade de uma interrupção prolongada dos recursos que dão suporte à realização dessas operações (equipamentos, sistemas de informação, instalações, pessoal e informações), provendo uma estrutura estratégica e operacional adequada para:
Melhorar a capacidade de recuperação de uma interrupção inesperada - mitigando os riscos de interrupções e diminuindo o tempo de resposta a possíveis incidentes.
Recuperar a operacionalidade - com base em um método sistemático para retorno em um tempo aceitável dos serviços críticos após um incidente.
Obter capacidade de gerenciar uma interrupção ao negócio - a fim de reduzir os impactos na operação, para assim proteger o negócio e sua reputação.
Esta política de continuidade de negócios abrange os processos de negócio e as operações de infraestrutura tecnológica da Learnware Cloud Ltda, no que se refere as instalações, sistemas, equipamentos, processos e pessoas, promovendo possibilidades de retomada em tempo hábil e em nível aceitável para as atividades críticas do negócio, em caso de interrupção por falhas ou desastres significativos.
Esta política de continuidade de negócios (PCN) tem como base o escopo do sistema de gestão integrado (SGI) da Learnware Cloud.
A política de continuidade de negócios da Learnware Cloud está estabelecido sobre os seguintes pilares operacionais:
1. Infraestrutura física.
2. Infraestrutura de TI.
3. Equipamentos, arquiteturas e sistemas de TI, quando aplicável.
4. Pessoas.
5. Processos da organização.
A perda, mesmo que parcial, de um ou mais dos aspectos acima, podem provocar uma interrupção de tal forma que necessite o acionamento do(s) plano(s) de continuidade de negócios da organização.
O processo de gestão de continuidade se desenvolve com base nas seguintes atividades:
1. Identificar através da análise de impacto no negócio (BIA), os processos necessários para a recuperação do negócio.
2. Levantar as condições mínimas de trabalho para cada processo.
3. Identificar os ativos “de negócio” necessários na condição anterior.
4. Definir os responsáveis pelos processos quando em regime de continuidade do negócio.
5. Educar, treinar, conscientizar, comunicar e prover condições para que todos os profissionais compreendam suas responsabilidades perante a continuidade de negócios.
6. Identificar os cenários que podem levar à ruptura do negócio.
7. Elaborar os planos de recuperação operacionais para cada cenário de ruptura de negócio.
8. Testar os planos definidos para garantir o adequado funcionamento de cada um, e suas interações.
9. Produzir relatório do programa de exercícios a fim de analisar criticamente os resultados e identificar melhorias.